Luan Gomide

Mobilização Social

Jornalista pela Universidade FUMEC em 2023.

Desde de 2020, integrante na equipe psicossocial da Assessoria Popular Maria Felipa, iniciando como voluntário no setor de comunicação e a partir de 2022 atua como colaborador remunerado na área de mobilização e articulação social, sobretudo nos projetos: Solta Elas, Plataforma Baculejo, Comitê Antonieta de Barros e Esperança Garcia.


Elaborou e produziu o projeto Festival Juventudes Negras Vivas e Livres com o coletivo Desinterna MG para defender a vida, liberdade e garantia de direitos, com o edital Combatendo o Racismo à Partir das Bases, do Fundo Brasil de Direitos Humanos (2022 -2023).


Estagiou em assessoria de imprensa do Bloco Parlamentar da Oposição, atuando na geração de conteúdo e gestão de mídias sociais ao longo do Curso de Jornalismo. Produziu oficinas que resultaram no documentário chamado "Pedreira de cima a baixo" em 2005, em análise da prevenção de homicídios pelo programa "Fica Vivo" do governo estadual, na comunidade Pedreira Padro Lopes, em Belo Horizonte.


Durante os anos 1999 até 2008, atuou como articulador social no projeto "Arte da Pedra" na Comunidade Pedreira Padro Lopes, em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas, o projeto visou fomentar a cultura negra como alternativas de prevenção à criminalidade nas periferias.


Em 2005, elaborou o projeto "Flor do Cascalho" que tinha como objetivo construção de um centro cultural na Comunidade "Morro das Pedras", em Belo Horizonte, e atualmente segue em atividades.


Share by: