Nana Oliveira

Presidente

Advogada Criminalista há 22 anos, desde 2007 atua na militância de enfrentamento à tortura e encarceramento em massa, me especializei na atuação criminal, com ênfase na execução de pena.


Atualmente está Coordenadora Geral de Combate a Tortura e Graves violações de Direitos Humanos do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.


É gestora e cofundadora – atualmente afastada - da Assessoria Popular Maria Felipa, coordenou até fevereiro de 2023 o projeto Solta Elas, buscando o desencarceramento de mães e mulheres, o projeto é financiado pelo Fundo Voluntário de Prevenção e Combate à Tortura da ONU.


Além de ter atuado em projetos que visam a proteção e justiça integral para mulheres negras e periféricas. Compôs a mesa diretora do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (2022-2023) representando a Assessoria Popular Maria Felipa. Foi articuladora da Agenda Nacional e fundadora da Frente Estadual em Minas Gerais pelo desencarceramento.


Foi presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Belo Horizonte, órgão responsável por realizar inspeções em unidades prisionais da cidade (2011 - 2014). Também foi Co-fundadora do Coletivo Margarida Alves em 2011, agraciado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em 2015


Share by: